Carreira

Job crafting: entenda por que essa é uma forma de ser feliz no trabalho, segundo professora de Yale

Layane Serrano

22 de março de 2024 às 17:13

Foto: (sem legenda) (JLco - Julia Amaral/Getty Images)

O Dia Internacional da Felicidade é celebrado dia 20 de março e foi criado pela ONU em 2012 para refletir e valorizar a importância da felicidade.

Entre diferentes áreas que podem nos trazer alegria na vida está o trabalho, mas, como é possível ser feliz nesta área que nos exige tantas responsabilidades e pressões?

Foto: (sem legenda) (Redes Sociais/Divulgação)

Para a americana Laurie Santos, cientista da felicidade e professora na Yale University, a felicidade do trabalho é algo possível de ser conquistado, principalmente por meio do "job crafting", ou "elaboração do trabalho".

Segundo artigo no Harvard Business Review, trata-se de um processo que “reenergiza a vida profissional” por meio de paixões e propósito do funcionário.

Foto: Young business woman working at the computer in cafe on the rock. Young girl downshifter working at a laptop at sunset or sunrise on the top of the mountain to the sea, working day. (Olezzo/Divulgação)

É uma forma de adequar o trabalho ao jeito e gosto do profissional, dentro dos limites que a empresa dá; e para isso há três caminhos:

Tarefa: é possível assumir mais ou menos trabalho ou mudar o jeito como elas são realizadas, como assumir novos projetos mais atrativos ou usar IA para ganhar mais tempo;

Foto: (sem legenda) (Getty Images/Reprodução)

Relacionamentos: é possível estender ou mudar relações com profissionais de outra área ou de níveis diferentes, sendo possível trocar ideias, expandir rede de contatos e até fazer mentorias;

Cognitivo: desempenhar atividades que estejam alinhadas com o seu propósito, como trabalhar em uma empresa privada que realiza ações sociais que atendem uma causa pessoal.

Em entrevista exclusiva à EXAME, Laurie Santos compartilha essa e outras dicas para você ser feliz enquanto constrói sua carreira:

Leia a entrevista completa