28 de maio de 2024 às 16:43
A Pepsico encontrou em seu universo, com mais de 11 mil funcionários só no Brasil, um jeito de reter os bons profissionais: analisar e apostar nas qualificações e na carreira dos próprios funcionários.
Para fazer a análise de perfil, a Pepsico aposta desde 2021 na Plataforma MyDevelopment, que utiliza inteligência artificial para conectar funcionários a novas oportunidades de desenvolvimento e projetos internos.
Outro caminho para o funcionário que deseja crescer na companhia é por meio do People Planning Process. “Temos sessões anuais com líderes para discutir posições, prontidão dos funcionários e planos de desenvolvimento para futuras posições”, diz Carlos Domingues, CHRO da Pepsico.
Por ser uma companhia multinacional, Domingues afirma que existe a possibilidade dos funcionários se candidatarem para vagas em outros países por meio de uma plataforma que parece um LinkedIn interno e tem o nome de “Pepsico Jobs”.
Por ser uma companhia com vagas em mais de 200 territórios pelo mundo, existe como benefício a ferramenta Pep Fluent, programa de aprendizado de idiomas disponível para todos os funcionários, que oferece mais de dez idiomas.
Para ter um time cada mais plural, a companhia tem metas claras de diversidade, buscando 30% de lideranças negras e 50% de mulheres na liderança até 2025. Para isso, diferentes medidas foram adotadas, como:
Minha Hora: Benefício para reprodução assistida, incluindo congelamento de óvulos, inseminação artificial e fertilização in vitro, disponível sem restrição de gênero e idade.
Mentoria para Lideranças Negras: Programa iniciado em 2019 para acelerar a carreira de lideranças negras.
Para conhecer os demais benefícios da Pepsico, veja a matéria da EXAME: