Carreira

Como usar a técnica que este físico criou para aprender matérias difíceis

Da Redação

21 de maio de 2024 às 12:56

panitan punpuang/Getty Images

O método Feynman, criado pelo renomado físico Richard Feynman, é uma técnica de estudo eficaz que visa aprofundar a compreensão de um determinado assunto através da simplificação e da explicação.

Freepik/Divulgação

O método envolve simplificar e explicar conceitos complexos como se estivesse ensinando a outra pessoa.

FG Trade / Getty Images /

Esta técnica não apenas ajuda na retenção de informações, mas também melhora suas habilidades de comunicação e resolução de problemas. Veja como aplicá-la:

Divulgação: J_art/Getty Images

1. Escolha um assunto: Primeiramente, escolha um tópico que deseja aprender ou revisar. Pode ser qualquer tema, desde física quântica até literatura clássica.

Divulgação: d3sign/Getty Images

2. Ensine para você ou para outra pessoa: ao explicar o tema em suas próprias palavras, você é obrigado a organizar o conhecimento de forma coerente e compreensível. Identifique os conceitos-chave, relacione ideias e explique o processo passo a passo.

Reprodução/Getty Images

3. Revise os pontos que não estão claros: ao explicar para outra pessoa, perceba quais pontos tem dificuldade de explicar. Depois, retorne ao material de estudo e revise-os. Se estiver ensinando para alguém, peça que essa pessoa faça perguntas.

Divulgação: JAG IMAGES/

4. Simplifique suas explicações e crie analogias: por exemplo, se estiver explicando o conceito de gravidade, você pode compará-lo a uma maçã caindo de uma árvore, como fez Newton. Essa imagem simples ajuda a transmitir a ideia de uma força que atrai objetos para a terra.

Repita o processo até que você tenha entendido suficientemente o assunto.

Tamiko Thiel / Wikimedia Commons/

E quem foi Richard Feynman? Feynman foi um proeminente físico teórico, PhD em física pela Universidade de Princeton, nascido em 1918 nos Estados Unidos e falecido em 1988.

Reconhecido por suas contribuições significativas para a física quântica, eletrodinâmica quântica e teoria quântica de campos, ele recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1965, junto com Julian Schwinger e Sin-Itiro Tomonaga.

Divulgação/

A vida de Richard Feynman também foi retratada no cinema no filme "Infinity: Um Amor Sem Limites" (1996), uma biografia dramática dirigida e estrelada por Matthew Broderick.

Leia mais