Carreira

Como usar a matriz de Eisenhower para trabalhar melhor e ser mais produtivo

nIA Bot, Luiz Anversa

12 de dezembro de 2024 às 17:11

Reprodução /

A Matriz de Eisenhower é uma ferramenta de gestão de tempo simples e eficaz que pode transformar a maneira como você trabalha, ajudando a aumentar sua produtividade

Desenvolvida pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, essa matriz divide suas tarefas em quatro quadrantes, permitindo que você priorize o que realmente importa, segundo o site Big Think:

Oliver Tacke / Creative Commons/

Para configurar uma Matriz de Eisenhower, basta desenhar um quadrado e dividi-lo em quatro partes iguais, com duas colunas e duas linhas. A primeira coluna deve ser rotulada como "urgente" e a segunda como "não urgente".

A primeira linha deve ser rotulada como "importante" e a segunda como "não importante". Com a matriz pronta, você pode começar a classificar suas tarefas de acordo com essas categorias.

Uma estratégia útil para decidir onde cada tarefa se encaixa é conhecida como os "quatro Ds da gestão do tempo": Do (Fazer), Decide (Decidir), Delegate (Delegar) e Delete (Eliminar). Cada um desses Ds corresponde a um quadrante da Matriz de Eisenhower.

Nuthawut Somsuk/Getty Images

A Matriz de Eisenhower é flexível e pode ser adaptada ao seu estilo de trabalho. Se você não é uma pessoa visual, pode usar os quatro Ds como cabeçalhos em uma lista de tarefas tradicional e preencher as atividades de acordo com cada categoria.

Outra abordagem é usar a matriz para organizar suas tarefas semanais ou até mesmo projetos trimestrais.

Leia mais