13 de maio de 2024 às 06:00
O fluxo de caixa leva em consideração todas as transações financeiras, ou seja, qualquer dinheiro que entra e sai, independente do período.
Mais do que isso, deve ser feita uma organização das entradas e saídas, para que a empresa mantenha a sua saúde financeira em dia e possa crescer de maneira saudável.
Quando há uma boa compreensão sobre o conceito do fluxo de caixa — e vontade de colocar em prática algumas ações de otimização, percebemos rapidamente uma série de benefícios, como melhora do fluxo de caixa, diminuição de dívidas e identificação de frentes de crescimento.
Neste guia, vamos listar 10 dicas para melhorar o fluxo de caixa da sua empresa. Elas são aplicáveis para empresas nas mais diversas maturidades de negócio, desde fases iniciais (menores) até aquelas com uma atuação mais robusta.
Com essa separação, a empresa é capaz de entender o saldo real do caixa. Assim, pode executar um planejamento financeiro mais realista, além de identificar quais despesas podem ser otimizadas.
Sempre há alguma categoria de gastos com potencial de redução e é somente uma boa organização das despesas que nos oferece a possibilidade de encontrá-las.
Dessa forma, a empresa é capaz de fazer os cálculos reais do fluxo de caixa, entendendo a previsão da quantia de dinheiro que entrará e qual sairá no período de meses ou do ano.