Brasil

Vou ampliar tarifa zero se for eleito prefeito de São Paulo, diz Boulos

Rafael Balago

2 de abril de 2024 às 16:19

Foto: Passe livre ônibus de SP (null/)

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) disse que pretende ampliar a tarifa zero nos ônibus caso seja eleito prefeito de São Paulo nas eleições de outubro.

Foto: Guilherme Boulos - Foto: Leandro Fonseca Data: 02/04/2024 (Leandro Fonseca/Exame)

"Eu não só manteria [a tarifa zero aos domingos] como a ampliaria. Eu a defendi na campanha anterior. Meus adversários diziam que era impossível e agora, no fim do mandato, como não deixou marca, está tentando apostar nisso", disse Boulos, em entrevista à EXAME.

"Não pode ser tarifa zero com ônibus zero e as pessoas andarem em ônibus superlotados. Temos que ter uma frota maior. Nada justifica São Paulo estar pagando o maior subsídio da história para as empresas de ônibus e você ter redução da frota disponível", criticou.

Foto: Menos faixas para carros (e mais multas) (Fábio Arantes/Prefeitura de São Paulo/Divulgação)

Boulos defendeu mais investimentos em corredores e faixas exclusivas de ônibus e o modelo de cidade de 15 minutos, como o planejado por Paris. A ideia é que as pessoas consigam realizar a maior parte de seus deslocamentos na cidade nesse tempo e em formatos sustentáveis.

Foto: 11. Brasil (São Paulo) (Ana Paula Hirama/ Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Boulos também fez críticas ao Plano Diretor atual, por estimular a criação de microapartamentos nas áreas centrais e liberar apartamentos com muitas garagens sem que as ruas recebam adaptações. Ele disse que buscará estimular esse debate caso seja eleito.

Para ler a matéria completa