16 de maio de 2024 às 11:57
O presidente Lula anunciou na quarta-feira, 15, uma série de medidas para mitigar as consequências das enchentes no Rio Grande do Sul.
Uma delas é um voucher de R$ 5.100 para as famílias afetadas. O benefício batizado de Auxílio Reconstrução será pago as famílias que perderam bens em decorrência da tragédia que atinge quase todas as cidades gaúchas.
Há medidas também para que os gaúchos não fiquem sem casas. O ministro Rui Costa, da Casa Civil, disse que o governo vai comprar casas à venda, expandir o programa Minha Casa, Minha Vida e usar imóveis da Caixa e do Banco do Brasil que iriam para leilão nas cidade atingidas.
Medidas como supensão das parcelas mensais por seis meses do FGTS e MCMV; aumento do tempo para uso do FGTS para pagar parcelas em atraso e carência de 180 dias para os novos contratos também foram anunciadas.
Além disso, haverá o saque de até R$ 6.220 do FGTS; o pagamento do Bolsa Família antecipado e inclusão de mais famílias gaúchas no programa; a antecipação do abono salarial para maio, a liberação de duas parcelas do seguro desemprego e a restituição do IR no 1º lote para o RS.
Um Ministério Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul foi criado para coordenar a ação do Govenro Federal no estado e articular com o Governo Estadual e Municípios as ações de reconstrução.
Por fim, haverá o estudo de alternativas para o sistema Guaíba-Lagoa dos Patos para evitar novas cheias na região.