4 de julho de 2024 às 16:51
O Detran do Rio de Janeiro irá emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos de todas as idades a partir desta terça-feira, 2. O documento irá substituir o RG estadual a partir de 2032, quando se tornará o único documento de identificação nacionalmen
O CIN foi criado com o objetivo de dificultar fraudes e tem o CPF como único número de identificação. A primeira via da CIN é isenta do pagamento de taxas ou Duda.
Desde janeiro de 2023, o Detran está fazendo a emissão escalonada do documento por idade. Até o momento, já foram produzidas 659.283 carteiras no estado.
Como emitir A CIN? Para emitir a nova carteira de identidade, é necessário levar os seguintes documentos ao órgão responsável pela emissão: Certidão de nascimento ou casamento; Número de inscrição no CPF;
Quem não tiver CPF pode tirar o documento pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.
Onde é emitida a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)? Só o Detran.RJ emite a nova CIN no Estado do Rio, assim como a carteira de identidade tradicional.
A nova CIN não é obrigatória. Só será obrigatória a partir de fevereiro de 2032 — até lá, o antigo RG ainda é válido —, e pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento.