6 de julho de 2024 às 14:50
O Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil) mede a qualidade de vida nos 5,57 mil municípios brasileiros, nas 26 unidades federativas e o Distrito Federal. Feito pelo Imazon, com diversas fundações e centros, o estudo elencou as cidades com melhor qualidade de vida
O resultado mostrou que oito das dez melhores cidades para viver no Brasil estão em São Paulo, concentradas no interior do estado. Entre as 20 piores estão cidades na Amazônia.
O IPS Brasil utilizou 52 indicadores de órgãos oficiais e de institutos de pesquisa, como o DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico, para definir três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades.
1) A melhor cidade do ranking foi Gavião Peixoto, com população de menos de 5 mil pessoas. A cidade pontuou 74,49 no IPS Brasil
2) Brasília. A capital federal teve 71,25 na pontuação do IPS Brasil.
3) São Carlos, no interior de São Paulo, teve 70,96 pontos no IPS Brasil.
4) Goiânia, capital de Goiás, teve 70,49 pontos no IPS Brasil.
5) Nuporanga. Com 70,47 pontos, a estância climática no interior de São Paulo ficou na quinta colocação
5) Indaiatuba. Com a mesma pontuação de Nuporanga, a cidade que faz parte da região metropolitana de Campinas está as melhores qualidades de vida do país.