21 de maio de 2024 às 16:45
De janeiro a junho de 2023, o valor das exportações de frutas foi de 533,3 milhões de dólares, correspondentes ao volume exportado de 483.300 toneladas a 120 países.
A União Europeia é o principal destino das exportações nacionais. Dentre as frutas que apresentaram os melhores resultados está a manga, cujo valor de exportação no primeiro semestre foi de 68,4 milhões de dólares.
Estima-se que exista, em todo o mundo, mais de 1.600 variedades da fruta, sendo a Índia o país com maior variedade. A Abrafrutas aponta que a produção de manga mundial seja de pelo menos 42,8 milhões de toneladas.
Acredita-se que as primeiras mangas tiveram origem na Índia e Malásia há mais de 5 mil anos, Já no Brasil, a fruta chegou no início do século 16, trazida em navios por colonizadores portugueses.
O Brasil ocupada o sétimo lugar no ranking mundial de produção. Atualmente, o Nordeste é o maior produtor e exportador de manga, principalmente na região do Vale do São Francisco.
Entre as cultivares mais comuns estão: Manga Espada, Manga Rosa, Manga Tommy Atkins, Manga Palmer e Manga Ubá.
Entre as variedades mais consumidas aqui, a manga Tommy Atkins é a primeira colocada no ranking sendo também a que possui maior participação no volume comercializado no mundo, segundo a Embrapa.