Economia

Nem China, nem Japão: o país asiático que deve ter o maior aumento de riqueza na próxima década

Carolina Unzelte

21 de fevereiro de 2024 às 14:19

Foto: Vietnã (Valery Sharifulin/Getty Images)

O Vietnã, país do sudeste asiático, está posicionado para ter o aumento mais acentuado no crescimento da riqueza do mundo durante a próxima década, segundo um relatório da empresa New World Wealth e dos consultores de migração de investimentos Henley & Partners.

Prevê-se que o país tenha um aumento de 125% na riqueza nos próximos 10 anos, disse Andrew Amoils, analista da New World Wealth, à emissora norte-americana CNBC.

Foto: Vietnã (Reprodução / Getty/)

Esta seria a maior expansão de riqueza de qualquer país em termos de PIB per capita e número de milionários, de acordo com a análise da empresa.

“O Vietnã é uma base de produção cada vez mais popular para empresas multinacionais de tecnologia, automóveis, eletrônica, vestuário e têxteis”, disse Amoils.

Foto: Bandeira da Índia (menonsstocks/Getty Images)

A Índia, que deverá se tornar a terceira maior economia do mundo até 2027, ocupa o segundo lugar, com um crescimento esperado de 110% na riqueza.

Foto: Campo de arroz no Vietnã, ao amanhecer, em 2 de julho de 2023 (AFP/AFP)

O Vietnã, que tem 19.400 milionários, é visto como um país relativamente seguro em comparação com outras nações da região, o que proporciona às empresas um incentivo extra para estabelecer operações de produção no país.

Foto: Vista de Hanói, capital do Vietnã (Getty Images/)

Desde o final dos anos 1980, o Vietnã fez a transição do regime socialista para um modelo mais aberto e capitalista.

O crescimento do PIB do país em 2023 desacelerou para 5,05%, em comparação com uma expansão de 8,02% em 2022, devido à diminuição da procura global e à paralisação do investimento público.

Leia mais