5 de agosto de 2024 às 16:16
A Neuralink, empresa de biotecnologia de Elon Musk, anunciou que implantou com sucesso seu dispositivo em um segundo paciente. A tecnologia visa permitir que pacientes paralisados utilizem dispositivos digitais apenas com o pensamento.
O primeiro paciente, Noland Arbaugh, já se beneficiou do dispositivo, que permite jogar videogames e navegar na internet. Musk afirmou que o segundo participante teve um implante com 400 eletrodos funcionais em seu cérebro.
Musk disse que espera que a Neuralink forneça implantes a mais oito pacientes este ano. A empresa informou que o implante utiliza um total de 1.024 eletrodos.<br />
Noland Arbaugh enfrentou problemas iniciais quando os fios do implante se retraíram, reduzindo os eletrodos funcionais. A Neuralink fez mudanças no algoritmo para restaurar a capacidade de monitorar os sinais cerebrais de Arbaugh.
Antes do implante, Arbaugh usava um bastão na boca para tocar a tela de um tablet. Com o implante, ele pode apenas pensar no que quer fazer na tela do computador, e o dispositivo realiza a ação.