Tecnologia

Musk prevê Neuralink dando 'superpoderes de ciborgues' a humanos

Luiz Anversa

16 de julho de 2024 às 13:32

Foto: O futuro da Neuralink: empresa quer aprimorar seus implates cerebrais (Jaap Arrien/Getty Images)

Elon Musk, CEO da Neuralink, revelou que o segundo paciente pode passar pela cirurgia de implante cerebral nas próximas semanas. O primeiro paciente, Noland Arbaugh, recebeu o chip em janeiro e rapidamente conseguiu controlar um laptop usando apenas a mente.

Foto: O futuro da Neuralink: empresa quer aprimorar seus implates cerebrais (null/)

Musk abordou problemas com o implante de Arbaugh, como fios que se retraíram após a cirurgia. Apesar de apenas 15% dos canais de dados estarem funcionando, o chip ainda conseguia controlar o computador.

Para evitar esses problemas, Musk disse que novos fios serão implantados mais profundamente no cérebro. O procedimento cirúrgico também está mudando, com uma técnica diferente de "escultura" do crânio para reduzir o espaço sob o implante.

Foto: O futuro da Neuralink: empresa quer aprimorar seus implates cerebrais (Smith Collection/Getty Images)

Musk falou sobre o futuro da tecnologia, vendo a Neuralink como capaz de membros robóticos derivados do robô humanóide Optimus da Tesla, dando mais liberdade às pessoas que perderam partes do corpo.

Foto: O futuro da Neuralink: empresa quer aprimorar seus implates cerebrais (Jonathan Raa/NurPhoto /Getty Images)

A Neuralink tem sido objeto de polêmica desde seu lançamento em 2019, incluindo questões sobre experimentos com animais. Destinado a ajudar pessoas com paralisia, o sistema envolve colocar eletrodos no tecido cerebral e decodificar sinais para traduzir dados em dispositivos.