30 de abril de 2024 às 14:49
Tirar uma foto da Lua é uma atividade tão interessante que a maioria dos smartphones, hoje, conta com um modo de câmera específico para registros do nosso satélite natural. Principalmente em dias de lua cheia, um registro pode cair bem.
Entretanto, nem sempre o resultado fica bacana, simplesmente porque essa é uma atividade um pouquinho mais complicada do que, digamos, tirar uma selfie. Então veja a seguir algumas dicas para registrar aquela foto que vai arrancar suspiros de quem a ver.
Por que a foto da Lua com celular fica ruim? Antes de mais nada, é importante explicarmos o motivo de uma simples foto da Lua ficar menos que satisfatória quando você simplesmente aponta a câmera do celular e tira o registro. E isso tem a ver com dois motivos específicos.
Dicas para tirar foto da Lua com celular
Usar foco manual, ajustar velocidade do obturador, diminuir o ISO: usar o foco manual permite que você controle a ordem de concentração da câmera para um objeto (ou “assunto”, no jargão da fotografia profissional) específico, desvalorizando outros em favorecimento a ele.
Usar um tripé: o tripé servirá para estabilizar a foto, evitando que os movimentos involuntários do nosso corpo gerem aquele balanço que vai atrapalhar o registro da lente.
Evitar usar todo o zoom digital: O zoom de qualquer câmera pode ser dividido em duas categorias: “óptico” e “digital”. O segundo “simula” a aproximação por meio de aplicação computadorizada.