Pop

Supertempestade solar: por que o fenômeno pode derrubar a internet em todo o mundo

Mateus Omena

15 de fevereiro de 2024 às 13:43

Pitris/Getty Images

Um grupo de cientistas alertou recentemente para chegada de uma supertempestade solar que pode afetar a qualidade da internet por meses, na forma de um "apocalípse" digital.

Os primeiros sinais deste fenômeno foram divulgados pelo pesquisador Peter Becker, da Universidade George Manson, nos Estados Unidos.

Nasa/null

Ele integra um grupo do Laboratório de Pesquisa Naval, dedicado ao desenvolvimento de um sistema para alertar as pessoas pelo menos 18 horas antes que as partículas da supertempestade comecem a afetar a Terra.

Segundo o especialista, a supertempestade solar consiste em um efeito das explosões solares que liberam massa coronal (EMC) para o planeta, provocando alterações significativas no nosso campo magnético.

Mike Blake/Reuters

Como a supertempestade solar pode afetar a internet? Em entrevista à Fox Weather, Becker explicou que quando a EMC surge, ocorrem também grandes erupções de gás ionizado, que são gerados na coroa solar.

No momento em que o gás chega ao campo magnético da Terra, o contato pode resultar em tempestades geomagnéticas, que impactam o funcionamento dos meios de comunicações e as estações elétricas.

Sorin Furcoi/Getty Images

"A internet atingiu a maioridade durante uma época em que o Sol estava relativamente calmo. Agora, ele está entrando em uma época mais ativa. Esta é a primeira vez na História da Humanidade que houve um aumento da atividade solar com tamanha dependência da internet".

O cientista considerou que a chegada de massa coronal pode resultar em uma temporada caótica, com impactos na rede elétrica, satélites, GPS e equipamentos de comunicação.<br /> <br />

Para o pesquisador, o cenário será preocupante em 2024, pois o ciclo solar pode atingir pico em 2024 e há pelo menos 10% de chance de que, a partir de 2030, uma supertempestade de grande magnitude possa realmente acabar com a internet.

Leia a matéria completa em EXAME