10 de setembro de 2024 às 17:10
a Sony revelou, nesta terça-feira, 10, o PS5 Pro. O anúncio ocorreu em um evento de "apresentação técnica", onde o arquiteto-chefe da PlayStation, Mark Cerny, mostrou detalhes do novo console.
Um dos principais destaques do console é a nova tecnologia PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), projetada para melhorar a qualidade de imagem e as taxas de quadros nos jogos.
O PS5 Pro também conta com:
GPU Aprimorada: O novo console possui 67% mais unidades de computação e uma memória 28% mais rápida, proporcionando até 45% mais desempenho em jogos em comparação com o PS5 padrão.
Melhorias no Ray Tracing: Com avanços que aprimoram os efeitos de reflexos e refração, o PS5 Pro promete de duas a três vezes mais desempenho em Ray Tracing do que o PS5 Fat ou Slim.
Upscaling com Inteligência Artificial: O PSSR, já mencionado, usa machine learning para melhorar a resolução dos jogos, oferecendo gráficos mais nítidos e detalhados no novo console.
Esses avanços tornam o PS5 Pro uma versão significativamente mais potente, oferecendo uma experiência visual e de desempenho aprimorada para os jogadores.
Uma das novidades notáveis é que o PS5 Pro estará disponível apenas na versão digital, sem leitor de discos para mídias físicas. No entanto, será possível adquirir um leitor blu-ray separadamente e instalá-lo no console, assim como no modelo Slim.
O PS5 Pro também será compatível com acessórios já disponíveis para o PS5, incluindo o PlayStation VR2, PlayStation Portal, DualSense Edge, Access Controller, Pulse Elite e Pulse Explore.
O lançamento do PS5 Pro está previsto para 7 de novembro, com a pré-venda iniciando em 26 de setembro fora do Brasil. A disponibilidade no país ainda não foi confirmada.
Sony anunciou que o PS5 Pro terá um preço de US$ 699,99 (aproximadamente R$ 3.946,90, na cotação atual) no exterior. Mas, o valor para o Brasil ainda não foi divulgado.