11 de junho de 2024 às 15:44
Pesquisadores usaram um algoritmo de inteligência artificial para analisar as vocalizações de dois rebanhos de elefantes-da-savana africanos no Quênia e descobriram que eles se chamam por nomes individuais que inventam para seus companheiros
Enquanto golfinhos e papagaios são conhecidos por imitar sons de outros indivíduos de sua espécie, os elefantes são os primeiros animais não humanos a usar nomes que não envolvem imitação, segundo os pesquisadores. As informações são do The Guardian.
A pesquisa revelou que "os elefantes não apenas usam vocalizações específicas para cada indivíduo, mas também reconhecem e reagem a um chamado dirigido a eles, ignorando aqueles dirigidos a outros", disse Michael Pardo, autor principal do estudo e ecologista comportamental.
Os pesquisadores analisaram "roncos" de elefantes gravados na reserva nacional de Samburu e no parque nacional de Amboseli, no Quênia, entre 1986 e 2022. Utilizando um algoritmo de aprendizado de máquina, identificaram 469 chamados distintos.
"A evidência de que elefantes usam sons não imitativos para identificar outros indica que eles têm a capacidade de pensamento abstrato", disse George Wittemyer, autor sênior do estudo.