Pop

Aniversário de Marília Mendonça: 6 curiosidades sobre a 'rainha da sofrência'

Mateus Omena

22 de julho de 2024 às 13:25

Instagram/Reprodução

Há quase três anos, o Brasil se despedia de uma das maiores vozes da música nacional, a cantora Marília Mendonça, considerada a 'rainha da sofrência' e uma das principais representantes do 'Feminejo'.

Pedro Vilela/Getty Images

A artista morreu em novembro de 2021 em um acidente aéreo. Ela havia saído da cidade de Caratinga, em Minas Gerais, para realizar um show, quando a aeronave atingiu um cabo de uma torre de distribuição de energia, provocando a queda do transporte.

Nesta segunda-feira, 22, Marília completaria 29 anos de idade. Apesar da sua partida, a cantora deixou um importante legado na música brasileira e seus hits continuam fazendo sucesso no Brasil e em outros países.

Em diversas plataformas de streaming, as canções de Marília são bastante procuradas pelos seus fãs ou pelos novos ouvintes da música sertaneja. Conheça a seguir algumas curiosidades que marcaram a vida e a carreira da cantora.

Instagram/Reprodução

Início da carreira: antes de se tornar um fenômeno no Brasil, o primeiro trabalho de Marília foi realizado para uma pequena audiência. A apresentação ocorreu no estúdio do produtor Eduardo Pepato, que tinha no máximo 40 m quadrados e contou com a presença de apenas 12 pessoas

Compositora-mirim: antes de ser conhecida em todo o país, a cantora compôs várias canções para duplas sertanejas. Aos 12 anos, ela coescreveu "Minha Herança" com Frederico. Anos depois, Marília criou outros sucessos no sertanejo, como "Cuida bem dela" de Henrique e Juliano.

Instagram/Reprodução

Feminejo: Marília era conhecida como uma das vozes mais importantes do subgênero, que aborda abertamente a independência feminina. No cenário musical, a cantora destacou-se ao demonstrar autenticidade e carisma em suas canções

Repercussão Internacional: a morte da cantora gerou comoção não apenas entre os brasileiros. Em diversos países, a tragédia foi anunciada em seus principais jornais. Na época, o "New York Times" colocou uma foto Marília Mendonça na homepage de seu site.

A emissora britânica "BBC" também destacou a morte de Marília Mendonça e sua relevância na música brasileira. A publicação também ressaltou que a brasileira foi vencedora de um Grammy Latino de 2019, especialmente por criar canções focadas no universo feminino.

Instagram/Reprodução

Spotify: Apesar de sua morte, Marília continua fazendo história na música. De acordo com dados do Spotify, ela se tornou a primeira artista do país a bater a marca de 10 bilhões de streams na plataforma. Em abril, Marília ultrapassou os 12 bilhões.

Herança: Após sua morte, a cantora teria deixado uma fortuna avaliada em R$500 milhões, segundo informações divulgadas pelo programa A Tarde É Sua, da RedeTV!, na época do acidente.