Negócios

“Disneylândia do Palmito” reúne gastronomia, turismo e lazer no interior paulista

Caroline Marino

5 de dezembro de 2024 às 14:56

null/

Anna Gabriella Rodrigues, da Palmitolândia, acredita que é possível unir natureza e negócios, valorizando o palmito e criando produtos sustentáveis na Mata Atlântica, em Iporanga (SP).

A Palmitolândia oferece mais de 30 produtos, como patês, lasanhas, cervejas e doces, além de promover vivências gastronômicas e turísticas. A sustentabilidade é a base de tudo.

Ao perceber o desperdício no processo de produção de palmito, Anna Gabriella buscou soluções para aproveitar o vegetal de maneira completa, cultivando 100 mil pés de palmeiras juçara.

jantroyka/Thinkstock

A Palmitolândia integra a Rota Gastronômica do Vale do Ribeira e está no projeto Sabor de São Paulo. Anna Gabriella foi premiada no Prêmio Mulher de Negócios Sebrae (2023).

O projeto começou há 20 anos, com a família plantando as primeiras mudas de palmito pupunha em Iporanga. A produção envolve 40 mulheres da região e receitas inovadoras com o palmito.

Durante a pandemia, Anna Gabriella transformou a região em um destino turístico. Hoje, turistas visitam a plantação, participam de oficinas e vivenciam a gastronomia e a natureza local.

foto/Thinkstock

Anna Gabriella incentiva as mulheres a acreditarem em seus sonhos, superando críticas e se atualizando constantemente. Ela segue inovando, criando novos produtos e se reinventando a cada dia.

Leia mais