Negócios

5 lições do maior franqueado da Adidas no Brasil. Ele fatura R$ 300 milhões

Isabela Rovaroto

2 de novembro de 2024 às 11:03

Nuthawut Somsuk/Getty Images

O mercado de franquias brasileiro está cada vez mais robusto. Prova disso é o crescimento do número de multifranqueados, empreendedores que gerenciam mais de uma unidade em uma ou mais marcas.

Marcelo Justo/Divulgação

Segundo uma nova pesquisa realizada pela ABF, 97% dos multifranqueados brasileiros operam entre duas e quatro unidades, enquanto apenas um seleto grupo possui mais de dez operações.

Grupo Nomura /Divulgação

O empresário Mauro Nomura é um reflexo desse movimento. Nos últimos anos, ele se consolidou como o maior franqueado da Adidas no Brasil, gerenciando todas as lojas da marca em Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro — com exceção dos outlets.

JaaakWorks/Getty Images

No Grupo Nomura ele também conta com franquias da Arezzo e Schutz. Atualmente são 35 lojas sob sua gestão, com algumas inaugurações previstas para os próximos meses. Em 2024, o Grupo Nomura deve faturar mais de R$ 300 milhões. Confira a seguir 5 lições de gestão:

1. Seja um bom executor. "O sucesso do franqueado está em sua capacidade de executar as diretrizes de forma eficiente, mantendo o foco na gestão operacional e na criação de uma cultura local forte", diz Nomura.

2. Use os dados ao seu favor. "Hoje utilizamos tecnologia e dados para otimizar nossas operações, evitando as abordagens empíricas de antigamente que resultavam muitas vezes em erros e ineficiências", diz o empresário.

3. Crie uma cultura forte. "Criar uma cultura que valoriza e reconhece os talentos é essencial. Isso não só ajuda na retenção, mas também atrai novos profissionais que se identificam com nossos valores", diz.

4. Reinvista os lucros no negócio. "Muitos franqueados esperam retornos rápidos, mas o verdadeiro crescimento exige paciência e um compromisso de longo prazo com o reinvestimento. Cada decisão de investimento conta."

5. Saiba se adaptar. "Sabíamos que crescer e entrar em mercados mais concorridos seria um teste para nós. Investimos em pesquisas e treinamento para garantir que nossas operações fossem adequadas ao dinamismo do mercado."