14 de março de 2024 às 19:20
A Suíça ficou em primeiro lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2022, divulgou a ONU nesta quarta-feira.
O índice do país europeu ficou em 0,967, garantindo que a nação seguisse no topo da lista, lugar que ocupa desde 2021, quando ultrapassou a Noruega. Mas por que a Suíça tem um IDH tão elevado?
O IDH é uma medida relacionada ao desempenho médio de três dimensões do desenvolvimento humano: saúde, renda e educação.
A saúde é avaliada pela expectativa de vida dentro do país e a dimensão do padrão de vida é medida pela renda nacional bruta per capita.
Já a educação é calculada pela média de anos de escolaridade para adultos com 25 anos ou mais e pela expectativa de anos de escolaridade para crianças em idade escolar.
A Suíça tem resultados excelentes nos três âmbitos. Desde que a métrica foi criada, em 1990, o IDH da Suíça subiu de 0,851 para 0,967.
A Suíça tem hoje cerca de 8,7 milhões de habitantes, mais que o dobro da população do país no século XX. Segundo o Escritório Federal de Estatística (BDS) da Suíça, um dos principais motivos para o aumento foi a intensa imigração.
Ainda de acordo com o órgão, 25% da população do país são formadas por imigrantes, número maior que o de nações como Itália, Alemanha e Portugal.