Mundo

Americano é diagnosticado com peste bubônica; caso é o primeiro nos EUA em 9 anos

Da Redação

14 de fevereiro de 2024 às 15:11

Foto: Plague bacteria (Yersinia pestis), computer illustration. Y. pestis are gram-negative bacteria from the Enterobacteriaceae family, they have an ovoid shape with bipolar staining (more intensively stained at poles). The bacterium causes bubonic plague (the Black Death of the Middle Ages). The bacterium is primarily a flea-carried pathogen of rats. Transfer to man occurs when a flea is obliged to leave its dead rodent host and feed on human blood. Infection is rapid, causing swellings in the lymph nodes (buboes) and leading to septicaemia and pulmonary infection. Extensive control measures, directed against the rats as well as their fleas, have essentially banished the plague from Europe, but there are still many regions of the world where the disease occurs. ( KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images)

Na última semana, uma notícia chocou os moradores dos Estados Unidos: as autoridades do centro do estado de Oregon relataram um caso de peste bubônica — o primeiro caso registrado no local desde 2015.

O infectado é um morador do condado de Deschutes (Oregon, EUA), que provavelmente contraiu a doença de um gato de estimação.

Ele foi encaminhado para o hospital e "todos os contatos próximos do residente e de seu animal de estimação foram contatados e receberam medicamentos para prevenir a doença”, disse o oficial de saúde do condado, em um comunicado à imprensa.

Apesar do susto, as autoridades do estado acreditam que as pessoas na comunidade não estejam em risco. O morador estava na fase inicial da infecção. O gato também foi tratado, mas não sobreviveu.

A verdade é que a doença nunca foi embora, de fato. Embora o número de casos tenha diminuído e a doença já não represente mais um risco elevado, como era na idade média, a peste bubônica tem casos isolados em vários países todos os anos, incluindo os Estados Unidos.

Entre 2010 e 2015, foram registrados 3.248 casos da doença em todo o mundo, que culminaram em 584 mortes.

Quais são os sintomas da peste bubônica? Os sintomas mais comuns da peste bubônica são dores no corpo e na cabeça, inchaço nos gânglios linfáticos, febre, calafrios, fraqueza e cansaço.

Leia mais em EXAME