Mundo

Americano é diagnosticado com peste bubônica; caso é o primeiro nos EUA em 9 anos

Da Redação

14 de fevereiro de 2024 às 15:11

KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images

Na última semana, uma notícia chocou os moradores dos Estados Unidos: as autoridades do centro do estado de Oregon relataram um caso de peste bubônica — o primeiro caso registrado no local desde 2015.

O infectado é um morador do condado de Deschutes (Oregon, EUA), que provavelmente contraiu a doença de um gato de estimação.

Ele foi encaminhado para o hospital e "todos os contatos próximos do residente e de seu animal de estimação foram contatados e receberam medicamentos para prevenir a doença”, disse o oficial de saúde do condado, em um comunicado à imprensa.

Apesar do susto, as autoridades do estado acreditam que as pessoas na comunidade não estejam em risco. O morador estava na fase inicial da infecção. O gato também foi tratado, mas não sobreviveu.

A verdade é que a doença nunca foi embora, de fato. Embora o número de casos tenha diminuído e a doença já não represente mais um risco elevado, como era na idade média, a peste bubônica tem casos isolados em vários países todos os anos, incluindo os Estados Unidos.

Entre 2010 e 2015, foram registrados 3.248 casos da doença em todo o mundo, que culminaram em 584 mortes.

Quais são os sintomas da peste bubônica? Os sintomas mais comuns da peste bubônica são dores no corpo e na cabeça, inchaço nos gânglios linfáticos, febre, calafrios, fraqueza e cansaço.

Leia mais em EXAME