Mundo

A primeira aparição pública de Trump após o atentado; veja fotos

Luciano Pádua, Rafael Balago

15 de julho de 2024 às 23:45

Foto: Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15 (CHIP SOMODEVILLA/AFP)

O ex-presidente Donald Trump apareceu pela primeira vez em público, após ser alvo de um ataque a tiros, na Convenção Nacional Republicana na noite desta segunda, 15.

Foto: Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana na segunda, 15 (Scott Olson/AFP)

Trump entrou no Fiserv Forum por volta das 21h na hora local. Ele saudou a multidão e se sentou em uma tribuna de honra, sem se pronunciar, para assistir aos discursos. Ele deverá discursar apenas na quinta, 18, último dia do evento.

Foto: O ex-presidente Donald Trump em sua primeira aparição pública após o atentado que sofreu. Na convenção republicana, ele apareceu com um curativo na orelha direita, atingida no ataque (AFP/AFP)

O republicano está com um grande curativo na orelha direita, onde foi atingido por uma bala.

Ele pareceu emocionado ao entrar na arena e se juntou ao coro de "USA", gritado pelos apoiadores. Em vários outros momentos, pareceu estar tocado pelas homenagens que recebeu dos palestrantes e da plateia.

Foto: Convenção republicana: palco do evento, no Fiserv Forum, durante testes no domingo, 14 (Rafael Balago/Exame)

Trump foi confirmado como candidato do partido mais cedo nesta segunda, quando os delegados do partido entregaram os votos a ele, obtidos na etapa das primárias.

A nomeação foi uma formalidade: Trump já havia obtido votos suficientes nas primárias para ser o candidato do partido

Foto: O ex-presidente Donald Trump e o indicado para a vice-presidência da chapa, J.D. Vance, durante a convenção republicana. (AFP/AFP)

Nesta segunda, também foi anunciado que J. D. Vance será o candidato a vice. Vance, de 39 anos, é senador por Ohio e tem pouca experiência na política. Está em seu primeiro mandato como senador, que assumiu no começo de 2023. Ele entrou ao lado de Trump em sua aparição.

Foto: O senador republicano Ron Johnson, do Wisconsin (Luciano Pádua/Exame)

O ataque a Trump foi citado em vários discursos da convenção nesta segunda. No início da sessão da noite, houve um momento de silêncio pela vítima, chamada Corey Comperatore.

Dois dias após atentado, Trump faz primeira aparição pública na Convenção Republicana