Mercado imobiliário

‘Tiro pela culatra’: entenda por que anúncios de imóveis acima do preço ideal afastam interessados

Beatriz Quesada

28 de junho de 2024 às 13:24

Leandro Fonseca/Exame

Uma postura comum dos proprietários de imóveis é colocar os preços de aluguel e venda acima do desejado para ter mais margem de negociação com os potenciais inquilinos e compradores. Essa estratégia, no entanto, afasta potenciais interessados segundo nova pesquisa do QuintoAndar.

Leandro Fonseca/Exame

O estudo mostrou que mais da metade (54%) dos imóveis anunciados para venda estão acima do preço recomendado pela plataforma. Quando o assunto é aluguel, 37% dos anúncios também extrapolam o preço.

O cálculo é feito a partir de informações como metragem, tipologia, localização, valor do condomínio e IPTU, que, comparadas aos dados da base do QuintoAndar, informam uma faixa de preço ideal para o imóvel em determinadas condições.

Eduardo PA/Getty Images

A consequência pode ser uma demora maior em alugar ou vender o imóvel. A pesquisa avaliou que somente 2 em cada 10 imóveis em aluguel e menos de 3 em cada 10 imóveis à venda têm contratos fechados com o valor acima do recomendado pelas ferramentas de precificação do QuintoAndar.

“O comportamento mais observado é o de sobreprecificar o imóvel, na tentativa de obter algum tipo de vantagem. Em muitos casos, essa estratégia acaba afastando potenciais inquilinos e pode levar o proprietário a ter ganhos menores" afirma Pedro Capetti especialista do QuintoAndar

Veja a matéria completa no link: