Mercado imobiliário

O lado imobiliário do Carrefour: como varejista fatura com terrenos das lojas

Beatriz Quesada

5 de setembro de 2024 às 14:16

Carrefour/Divulgação

Pouco conhecida do grande público, o Carrefour tem uma estratégia para além do varejo: rentabilizar seu portfólio de 530 imóveis espalhados pelo Brasil.

Germano Lüders/Exame

A ideia é utilizar o potencial do terreno para construir empreendimentos ao redor das lojas da marca – as opções vão de grandes complexos multiuso a empreendimentos puramente residenciais ou comerciais.

Carrefour Property/Divulgação

“O terreno entra no balanço a valor histórico então, na verdade, é como se não valesse nada. Ele passa a valer quando tem negócio, quando é desenvolvido. Quanto mais negócios, maior o potencial”, conta Liliane Dutra, CEO do Carrefour Property, braço imobiliário do grupo. 

Carrefour Property/Divulgação

O primeiro passo do grupo nessa estratégia foi iniciar a transformação de seu hipermercado, na Marginal Pinheiros, em São Paulo (SP), em um complexo multiuso.

Carrefour Property/Divulgação

Batizado de Paseo Alto das Nações, o empreendimento conta com um centro comercial – considerando hipermercado e shopping – além três torres, uma residencial, uma comercial e a última mista. A torre corporativa, por sinal, terá 219 metros de altura e será a maior de São Paulo.

Carrefour Property/Divulgação

O Paseo Alto das Nações será finalizado em 2026. O Carrefour Property anunciou outros dois lançamentos em 2024 – um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro – e mapeou outras 47 oportunidades que devem entrar na esteira da transformação imobiliária.

Veja a matéria completa aqui: