Invest

Veja como apontar dependentes na declaração do imposto de renda 2024

Karla Mamona

15 de abril de 2024 às 12:19

Hillary Kladke/Divulgação

Incluir as pessoas que dependem financeiramente de você na declaração do imposto de renda 2024 pode ser uma maneira de reduzir a mordida do Leão.

joelfotos/Pixabay/Divulgação

De acordo com a Receita Federal, o limite anual de dedução por dependentes é de R$ 2.275,08, e é aceitável a inclusão de pessoas de diferentes graus de parentesco como dependentes.

Buellon/Thinkstock

A vantagem da inclusão do dependente na declaração varia caso a caso. Isso porque dá direito à dedução de parte dos gastos, mas também exige que sejam informados rendimentos, bens e dívidas dessas pessoas, o que pode levar a um aumento do imposto devido.

Billy Currie Photography/Getty Images

Se um pai declara como dependente um filho que é estudante universitário e trabalha como estagiário, por exemplo, ele deverá declarar os rendimentos que o filho teve no estágio, além dos gastos com educação.

Joédson Alves/Agência Brasil

Por isso, quando o dependente tem renda, bens ou dívidas, é melhor simular a inclusão na declaração para ver se irá aumentar o valor do imposto devido ou não.

Freepik/Freepik

Por isso, quando o dependente tem renda, bens ou dívidas, é melhor simular a inclusão na declaração para ver se irá aumentar o valor do imposto devido ou não.

Sidney de Almeida/Getty Images

Para incluir dependentes no programa da declaração, basta clicar na segunda aba da barra esquerda, em “Dependentes”, abaixo da aba “Identificação do Contribuinte”.

Marcelo Cabral/Agência Brasil

Depois, clicar em “Novo”, no canto inferior direito da tela, e incluir as informações do dependente, como nome, CPF e data de nascimento.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Vale destacar que a Receita exige que seja informado na declaração o CPF de dependentes de todas as idades.

Leia a matéria completa!