18 de abril de 2024 às 16:00
Se você morou de aluguel em 2023 ou recebeu renda de um ou mais aluguéis de pessoas físicas precisa declarar esses valores no Imposto de Renda 2024, não importa se a declaração for completa ou simplificada.
Os aluguéis pagos não são dedutíveis do imposto, mas precisam ser declarados para que a Receita Federal cruze os dados com os do locador, que recebe os aluguéis. A falta de informações pode fazer com que a declaração caia na malha fina.
Se o contrato for intermediado por uma imobiliária, a empresa pode fornecer um informe dos aluguéis pagos durante o ano para ajudar os locatários a preencher a declaração.
O prazo para a entrega do Imposto de Renda termina no dia dia 31 de maio. Veja abaixo o passo a passo para declarar aluguéis:
Inclua o valor total dos aluguéis pagos em 2023 na ficha da declaração “Pagamentos Efetuados”. Use o código “70 – Aluguéis de Imóveis”. Declare apenas os aluguéis pagos.
IPTU e taxa de condomínio não devem ser incluídos no valor. Na ficha, também inclua o nome e o CPF do locador. Esses dados podem ser encontrados no contrato de locação.
Só quem assinou o contrato como locatário deve declarar o pagamento do aluguel no Imposto de Renda, mesmo que você divida apartamento com outras pessoas.
Se você é proprietário de um imóvel e recebe um aluguel para pagar outro, deve declarar as operações separadamente no Imposto de Renda.