Invest

Perdeu o prazo de enviar a declaração do Imposto de Renda 2024? Saiba o que fazer

Karla Mamona

31 de maio de 2024 às 18:53

Foto: LCD será isenta de IR (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O prazo da entrega do Imposto de Renda 2024 encerrou na última sexta-feira, 31.

Foto: Imposto de Renda (Buellon/Thinkstock)

Segundo a Receita Federal, foram recebidas 42.421.153 declarações até às 23h59m59 de ontem. A expectativa da Receita era receber 43 milhões de declarações Quem perdeu o prazo ainda pode enviar a declaração do IR, mas pagará uma multa.

Foto: Imposto de Renda (joelfotos/Pixabay/Divulgação)

Para aqueles que não têm imposto a pagar o valor é de 165,74 reais descontados da restituição. Já aqueles que terão que pagar o imposto de renda, a multa é de 1% ao mês e o valor máximo é de 20% do imposto devido.

Foto: (sem legenda) (Priscila Zambotto/Getty Images)

Para enviar a declarar com atraso é necessário baixar o programa gerador do IR disponível no site da Receita Federal. Com o programa instalado, o contribuinte deve escolher entre importar dados da declaração do ano anterior ou preencher uma do zero.

Foto: Imposto de renda -Receita Federal (Marcello Casal/Agência Brasil)

Se já declarou Imposto de Renda, é melhor usar como base a declaração do ano anterior e fazer uma lista das mudanças necessárias.

Foto: Homem fazendo contas na calculadora (Natee Meepian / EyeEm/Getty Images)

Em seguida, deve escolher o tipo de declaração que vai fazer. Escolha a opção “Declaração de Ajuste Anual” e inclua seu nome e CPF. As etapas de preenchimento da declaração são divididas em fichas, exibidas na barra esquerda do programa.

Foto: Leão; imposto de renda (Billy Currie Photography/Getty Images)

Você pode preencher todas as fichas nas telas seguintes para, somente no final, escolher entre os modelos simplificado ou completo.

Foto: Dinheiro (Sidney de Almeida/Getty Images)

Quando a declaração for enviada, o contribuinte receberá a "notificação de lançamento de multa" e a Darf da multa e terá 30 dias para efetuar o pagamento e regularizar sua situação.

Leia a matéria completa!