Invest

Ferramenta mostra como construir riqueza com juros compostos no longo prazo

EXAME Solutions

20 de setembro de 2024 às 16:59

Divulgação / Getty Images/

Para ajudar os investidores, a Nasdaq, bolsa de valores americana, lançou uma calculadora de juros compostos que simula o desempenho dos investimentos em diferentes períodos.

Para isso, basta preencher informações como investimento inicial, contribuições mensais, duração do investimento em anos, e taxa de juros anual para obter resultados projetados com base no princípio de juros compostos.

./Getty Images

O que são juros compostos? São juros que incidem sobre o montante total — incluindo o capital inicial e os rendimentos anteriores —, resultando em um crescimento exponencial do valor investido.

A lógica dos juros compostos é simples, mas pode fazer muita diferença para quem quer investir para alcançar um objetivo no futuro, como a própria aposentadoria.

primeimages/Getty Images

No primeiro mês, o rendimento seria de US$ 100, mas no segundo mês, os juros seriam aplicados sobre o novo montante de US$ 10.100, resultando em um ganho de 101 dólares. Esse processo se repete mês a mês, fazendo com que o valor cresça de forma acelerada ao longo do tempo.

Essa é a principal diferença entre os juros compostos e os juros simples, que incidem apenas sobre o capital inicial. Por isso, quando se trata de investimentos de longo prazo, os juros compostos são uma estratégia fundamental para maximizar os ganhos.

No entanto, ao reinvestir os lucros obtidos, o investidor pode simular esse efeito, obtendo ganhos progressivos sobre os rendimentos anteriores, resultando em um retorno composto.

Leia mais