8 de agosto de 2024 às 17:18
Entre as estratégias para quem busca oportunidades no mercado financeiro e mira rendimentos de longo prazo está o “value investing”. Na modalidade, o investidor aplica o dinheiro em empresas de capital aberto, com ações negociadas na bolsa de valores.
A expressão, em tradução livre, quer dizer “investimento em valor”. Os chamados value investors estão a todo momento à procura de ações que, na sua visão, estão subvalorizadas pelo mercado em relação ao potencial.
Como explicam os especialistas da Nomad, fintech que oferece serviços financeiros para brasileiros no exterior, em um cenário positivo, é possível ter retornos bem acima da média.
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como conhecer bem as empresas e o comportamento das ações, monitorar muito de perto os setores em que atuam, além de considerar o perfil de investidor e sua tolerância aos riscos.
O value investing, explica a Nomad, tem origem na iniciativa do economista inglês Benjamin Graham, que comprou ações com baixo valor no mercado como forma de reduzir os riscos nos investimentos e esperar a melhor oportunidade de vender e potencializar a lucratividade.