Invest

Como consultar a restituição do Imposto de Renda? Veja quem recebe o 1º lote do IR

Karla Mamona

21 de maio de 2024 às 13:03

Arte/Exame

A Receita Federal abre na quinta-feira, 23 de maio, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2024. A consulta é aberta uma semana antes da data de pagamento, que será no dia 31 de maio.

Reprodução/Divulgação

Neste lote, o crédito será para contribuintes prioritários: idosos entre 60 e 80 anos, pessoas com deficiência física ou mental, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério, e quem usou a Declaração Pré-preenchida.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além disso, estão incluídos 900 mil declarantes gaúchos. O primeiro lote de restituições, pago em 31 de maio, trará mais de R$ 1,1 bilhão para o Rio Grande do Sul.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para consultar a restituição, acesse o site da Receita Federal. Clique em ‘Imposto de Renda’, depois em ‘Consultar minha restituição’. Digite seu CPF, data de nascimento e selecione o ano 2023.

Natee Meepian / EyeEm/Getty Images

A Receita disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones. Ele permite consultar informações sobre liberação das restituições do IR e a situação cadastral do CPF.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada na declaração do IR, diretamente ou por chave PIX. O valor é atualizado pela taxa Selic acumulada até o mês anterior ao pagamento, mais 1%.

Luiz Souza/NurPhoto/Getty Images

Se os dados bancários estiverem errados, contate a Central de Atendimento do Banco do Brasil. Capitais: 4004-0001; demais localidades: 0800-729-0001; deficientes auditivos: 0800-729-0088.

Se o crédito não for realizado, os valores ficam disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão pode reagendar o recebimento pelo Portal BB ou ligando para os números fornecidos.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O primeiro lote é pago no mesmo dia que encerra o prazo para enviar a declaração, 31 de maio. A expectativa é que 43 milhões enviem os dados até o final do prazo. Até agora, 27 milhões já enviaram a declaração.

Leia mais