Invest

Como a Receita Federal sabe quando alguém sonega imposto de renda?

Rebecca Crepaldi

16 de maio de 2024 às 13:11

Foto: (sem legenda) (Joédson Alves/Agência Brasil)

O prazo de entrega do Imposto de Renda 2024 termina no dia 31 de maio. O pagamento do primeiro lote de restituição é no mesmo dia em que encerra o prazo para enviar a declaração.

Foto: Brasília - Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil) (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um jeito simples de preencher a declaração é por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), uma ferramenta em que o contribuinte pode baixar no computador para conseguir preencher a declaração.

Foto: (sem legenda) (Priscila Zambotto/Getty Images)

Caso o contribuinte esqueça e entregue fora do prazo, será aplicado uma multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, sobre o total do imposto devido, ainda que integralmente pago.

Como a Receita Federal sabe quando alguém sonega o imposto de renda?

Foto: Receita Federal (Arquivo/Agência Brasil)

A Receita Federal dispõe de vários mecanismos que permite que ela cruze as informações incluídas pelo contribuinte na sua declaração, por meio de obrigações acessórias entregues ao Fisco pelo prestador dos serviços, tais como:

Foto: Imposto de renda -Receita Federal (Marcello Casal/Agência Brasil)

Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf): permite confrontar os rendimentos informados pelo contribuinte na sua declaração, com os valores informados na Dirf pela fonte pagadora dos rendimentos.

Foto: Homem faz conta em calculadora em mesa cheia de recibos (Wilson/Getty Images)

Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed): permite confrontar as consultas e gastos médicos informados pelo contribuinte na sua declaração, com os valores informados na Dmed pelas operadoras de planos de saúde, hospitais, laboratórios ou clínicas

Foto: Receita-federal imposto de renda (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Declaração das Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob): por meio dessa declaração, a Receita Federal consegue mapear os valores relativos ao valor dos aluguéis recebidos pelo contribuinte durante o ano, bem como o valor pelo qual ele tenha negociado algum imóvel.

Como evitar cair na malha fina?

Foto: . (tampatra/Divulgação)

Não omitir informações de rendimentos recebidos, sendo de pessoa jurídica (PJ) ou pessoa física (PF), tais como: aluguéis, pensão alimentícia, salários, pró-labore, prêmios, lucros, dentre outros;

Foto: Homem fazendo contas na calculadora (Natee Meepian / EyeEm/Getty Images)

Informar na declaração os valores efetivamente constantes em informes de rendimentos recebidos das empresas da qual prestou serviços como empregado ou autônomo, de instituições financeiras referente aos rendimentos de aplicações, de bolsa de valores ou cartões de crédito.

Foto: Restituição Imposto de Renda (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Não informar despesas médicas que não podem ser comprovadas ou não são passíveis de dedução e não informar dependentes em duplicidade (ambos os cônjuges informar o(s) filho(s) do casal nas suas declarações, por exemplo);

Leia mais sobre Imposto de Renda