Invest

Apenas uma empresa brasileira trouxe grandes retornos aos acionistas; veja qual

Rebecca Crepaldi

14 de junho de 2024 às 16:27

Foto: Painel de cotações na B3 (Germano Lüders/Exame)

O mercado de renda variável em alguns países está proporcionando bons frutos aos acionistas. É o que mostra o relatório Value Creators 2024 do Boston Consulting Group (BCG), disponibilizado em primeira mão à EXAME Invest.

Foto: Bolsa de Valores (picture alliance/Getty Images)

Segundo o estudo, a mediana do retorno aumentou entre as empresas analisadas, subindo de 7% de 2018 a 2022 para 12% entre 2019 e 2023.

Foto: Quanto está o dólar hoje (Stock/Getty Images)

O relatório usa como métrica o Total Shareholder Return (TSR), que avalia o retorno total que um acionista teve a partir de um investimento em ações de uma empresa, considerando tanto a valorização das ações quanto os dividendos recebidos — analisando os últimos cinco anos.

Foto: (sem legenda) (Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket/Getty Images)

Ao todo, a amostra inclui 2.355 empresas em 35 indústrias. A partir dos resultados encontrados, foi feito um ranking com as 50 empresas que mais geraram valor aos acionistas. Dentre elas, apenas uma é brasileira: Petrobras (PETR4).

Foto: Jen-Hsun Huang: CEO da Nvidia (David Paul Morris/Bloomberg/Getty Images)

Liderando o ranking das 50 empresas que mais geraram retorno ao acionista está a Nvidia (NVDC34). A gigante de semicondutores tem sido o foco dos investidores nos últimos meses, disputando, inclusive, o 2º lugar de empresa mais valiosa do mundo com a Apple (APPL34).

Foto: nvidia (BagoGames via Flickr/Reprodução)

Não só a Nvidia, como o setor de hardware, foi novamente o destaque do estudo. O motivo? O boom da inteligência artificial (IA) generativa que impulsionou o retorno das empresas, é o que explica Bruno Vasconcellos, diretor-executivo e sócio do BCG.

50 empresas que geraram mais valor aos acionistas; apenas uma é do Brasil