Inteligência Artificial

Presidente da OpenAI pede licença para viver período sabático

André Lopes

6 de agosto de 2024 às 16:48

NurPhoto / Colaborador/Getty Images

Greg Brockman, presidente da OpenAI e cofundador, anunciou um período sabático, enquanto John Schulman, outro cofundador, se demitiu e foi para a rival Anthropic. Além disso, Peter Deng, líder de produtos, também deixou a OpenAI.

JASON REDMOND/Getty Images

As saídas são independentes, mas evidenciam a instabilidade na liderança da empresa após a demissão e recontratação do CEO Sam Altman em novembro. Brockman, que ajudou a transformar as descobertas em produtos como o ChatGPT, planeja retornar após suas férias.

PAU BARRENA/Getty Images

Schulman liderava o processo de pós-treinamento, refinando os modelos de linguagem que alimentam o ChatGPT, e recentemente assumiu uma equipe de segurança focada em evitar danos sociais causados pela IA. Brockman anunciou no X que estará ausente até o final do ano.

A OpenAI também realocou o líder de segurança Aleksander Madry e viu a saída do cofundador Ilya Sutskever para formar uma startup rival. Outro cofundador, Andrej Karpathy, saiu em fevereiro e lançou uma startup educacional.

A empresa, em transição de uma organização sem fins lucrativos para uma corporação lucrativa, está treinando seu próximo modelo principal e lançou recentemente um mecanismo de busca, sinalizando que mais mudanças estão por vir.