6 de agosto de 2024 às 17:45
Para quem busca novas oportunidades profissionais, há uma boa notícia: a inteligência artificial está criando novas posições de trabalho. O problema é que ainda falta mão de obra qualificada para ocupar todas as vagas abertas.
Em contrapartida, o que poderia ser um problema para as empresas se revela como uma oportunidade única para profissionais (algo raramente visto!).
Isso porque, as organizações estão apostando em benefícios bastante competitivos. Uma pesquisa da AWS, feita em parceria com a Access Partnership, revelou que empregadores estão dispostos a pagar até 47% mais para atrair profissionais com conhecimentos em AI.
Para especialistas, é o cenário perfeito para quem busca uma promoção ou deseja fazer uma transição de carreira. Mas, antes de tudo, é preciso conhecer as profissões em alta e as habilidades exigidas por cada uma delas.
Cientista de dados: Esses profissionais são essenciais para orientar as estratégias de negócios. Isso porque são eles os responsáveis por desenvolver modelos preditivos e análises avançadas de dados, que orientem a tomada de decisões nas empresas.
Engenheiro de machine learning: eles desenvolvem algoritmos e modelos que permitem que as máquinas aprendam com dados e melhorem as suas operações ao longo do tempo. São esses sistemas que podem automatizar tarefas complexas e melhorar a eficiência operacional em todos os process
Especialistas em ética de IA: esses profissionais trabalham para garantir que as ferramentas sejam desenvolvidas e implementadas de maneira responsável, considerando os impactos sociais e econômicos.