29 de agosto de 2024 às 19:51
Uma nova era no futebol europeu começa nesta quinta-feira, 29, com o sorteio da Champions League 2024/25.
Entre os confrontos decisivos, o Dinamo Zagreb venceu o Qarabag por 2 a 0, somando 5 a 0 no placar agregado.
O Estrela Vermelha também garantiu sua vaga ao superar o Bodo/Glimt por 2 a 0, fechando o confronto com 3 a 2 no total. Já o Lille, mesmo derrotado por 2 a 1 pelo Slavia Praga, avançou com 3 a 2 no agregado.
Outro destaque foi o Slovan Bratislava, que virou sobre o Midtjyland com um 3 a 2 dramático, garantindo sua classificação com um placar agregado de 4 a 3.
Entenda o novo formato da Champions League
A principal mudança na Champions League é o fim da fase de grupos com 32 times, sendo substituída por uma fase de liga com 36 equipes.
Cada uma disputará oito partidas, e seus adversários serão definidos por sorteio, assistido por um sistema computadorizado. As equipes serão distribuídas em quatro potes, cada um contendo nove clubes.
Quando um clube for sorteado, o sistema definirá automaticamente seus oito adversários, com dois vindos de cada pote. Cada time jogará quatro partidas em casa e quatro fora.
A distribuição das partidas segue até que todas as equipes tenham seus jogos confirmados, o que vai restringindo as opções para os próximos sorteios.
Nessa fase, clubes do mesmo país não poderão se enfrentar, e nenhuma equipe terá mais de um adversário do mesmo país. As datas e horários exatos das partidas serão divulgados neste sábado, dia 31 de agosto.
A fase de liga vai de setembro de 2024 até 29 de janeiro de 2025, com jogos realizados nas terças, quartas e quintas-feiras.
Os 8 melhores times ao final da fase avançam diretamente para as oitavas de final. Os clubes classificados entre a 9º e a 24ª posição disputarão playoffs em partidas de ida e volta, buscando uma das oito vagas restantes nas oitavas. Equipes abaixo da 24ª posição estarão fora.
O formato de mata-mata segue sem alterações: duelos em jogos de ida e volta, com classificação decidida pelo saldo de gols, sem o critério de gols fora de casa.