31 de julho de 2024 às 13:07
Gustavo Batista de Oliveira, conhecido como Bala Loka, fez história ao levar o Brasil à final do torneio de ciclismo BMX freestyle dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Apesar das habilidades, o paulista não conseguiu a pontuação necessária na fase decisiva e ficou sem medalha. O ouro foi para o argentino José Torres Gil teve uma performance superior e alcançou a pontuação de 94.82.
Bala Loka foi medalhista de bronze no ciclismo BMX estilo livre nos Jogos Pan-Americanos de Santiago no ano passado.
Ele também conquistou o bronze no Campeonato Pan-Americano de Lima 2022 e Assunção 2023, além dos Jogos Sul-Americanos de Assunção 2022.
Em 2023, Gustavo foi indicado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) ao prêmio de melhor do país na modalidade no Prêmio Brasil Olímpico.
Além disso, ele se tornou o primeiro brasileiro a competir nos Jogos Olímpicos na categoria BMX estilo livre masculino. Atualmente, Gustavo ocupa a oitava posição no ranking mundial.
Qual é a origem do apelido Bala Loka?
O nome "Bala Loka" surgiu por conta de um acidente que Gustavo sofreu há muitos anos. Durante um treino, aos 7 anos, ele passou rápido demais por uma rampa e acabou se estatelando no chão de uma altura considerável. Por causa do impacto, ele chegou até a desmaiar.
Após recuperar a consciência, ele encarou o incidente com humor e o transformou em um apelido que seria sua identidade profissional.