10 de outubro de 2024 às 10:01
O banco Santander Brasil deu início a sua campanha anual de arrecadação para os programas sociais Amigo de Valor e Parceiro do Idoso.
A campanha parte de um incentivo para que pessoas físicas e jurídicas direcionem uma fatia do seu Imposto de Renda devido a fundos municipais voltados para a manutenção de direitos de crianças, adolescentes e idosos.
A empresa divulgou com exclusividade à EXAME que, a partir da ação, espera arrecadar R$ 34 milhões até 22 de novembro, quantia que vai apoiar mais de 100 projetos sociais em 21 Estados.
Um dos programas é o Amigo de Valor, criado em 2002, pelo qual a empresa apoia projetos de enfrentamento e combate à violência contra crianças e adolescentes. As iniciativas viabilizadas incluem o combate a casos de maus-tratos, negligência, trabalho infantil e violência sexual.
Em 22 anos, o programa já atuou em 300 municípios, apoiou 942 iniciativas sociais, que, por sua vez, beneficiaram 1,6 milhão de crianças e adolescentes.
Já o Parceiro do Idoso atua com a garantia dos direitos da pessoa idosa, como atendimentos domiciliares de saúde física e mental e assistência social, especialmente para idosos em zonas rurais e semiáridas.
Em 10 anos, mais de 160 municípios foram apoiados, mobilizando R$ 77 milhões para iniciativas sociais. Ao todo, os 274 projetos apoiados beneficiaram 42 mil idosos, segundo dados do Santander.
Para Gabriela Bertol, líder de sustentabilidade do Santander Brasil, os programas de arrecadação são uma maneira simples de contribuir para a transformação social sem gerar o custo adicional.