ESG

Rock in Rio terá pista de dança que gera energia a partir do movimento do público

Letícia Ozório

4 de setembro de 2024 às 13:01

Coca-Cola/Divulgação

No ano em que o Rock in Rio, maior festival de música do país, comemora seus 40 anos, a Coca-Cola busca trazer mais sustentabilidade para o Coke Studio, plataforma de música da companhia de bebidas que promove shows de artistas locais em ascensão.

Redes Sociais/Divulgação

Uma das instalações é a EcoPista, pista de dança que gera energia limpa a partir dos movimentos dos participantes do festival. A instalação foi feita em parceria com a NeoEnergia e vai gerar energia para o abastecimento do Coke Studio.

Divulgação/

De acordo com Katielle Haffner, diretora de relações corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil e Cone Sul, que falou com exclusividade à EXAME, 10 horas de dança vão gerar a capacidade energética para abastecer 3.700 lâmpadas de LED por hora.

Shlomi Pinto/null

A ideia veio de outros grandes eventos que movimentaram o público no Brasil e no mundo. “Nos inspiramos em boas práticas da turnê do Coldplay. Entendemos que o que faziam era genuíno, e trouxemos boa parte dessa experiência para cá”, explica Haffner.

shironosov/Thinkstock

O Coke Studio será movido completamente por energias limpas. Enquanto a energia da EcoPista estiver sendo gerada, os participantes poderão acompanhar por meio de um medidor a capacidade energética formada. O espaço contará também com abastecimento por meio de baterias elétricas.

Outra preocupação da companhia durante a realização do festival é a gestão de resíduos. Uma parceria que uniu também as fabricantes de bebidas Heineken e Red Bull, além da petroquímica Braskem, busca implementar o uso de copos reutilizáveis.

Movimento Plástico Transforma/Divulgação

A expectativa é que a ação evite a geração de 14 toneladas de resíduos durante os sete dias de evento. “Nosso objetivo é promover a sustentabilidade e criar a conexão com garrafas retornáveis – uma escolha importante e consciente”, explica a diretora.

Leia completa: