ESG

Renner lança guia pioneiro de moda circular para incentivar práticas mais responsáveis no setor

Sofia Schuck

10 de outubro de 2024 às 17:00

Reprodução/Getty Images

A varejista Renner aposta em uma jornada colaborativa e investe fortemente em sua rede para construir soluções inovadoras que sejam capazes de transformar toda a indústria da moda -- a segunda mais poluente do mundo.

Renner/Divulgação

Atualmente, 8 em cada 10 peças de roupa da marca já são mais sustentáveis, feitas com matérias-primas e processos de menor impacto socioambiental. As ações positivas começam internamente e são estendidas para a sua cadeia de fornecedores estratégicos.

Getty Images/Reprodução

Pensando nisso, a empresa lançou um guia pioneiro de moda circular voltado a seus fornecedores e disponível online para todo o setor têxtil. O material apresenta como é possível aplicar conceitos da circularidade e estimula práticas mais responsáveis em todos os processos.

Gerasimov174/Getty Images

“A aplicação da economia circular na moda avança rapidamente e será fundamental para o futuro. A Renner deve desempenhar o papel de facilitadora na jornada, estimulando a mudança não só no nosso negócio, mas no nosso setor e na própria", disse Eduardo Ferlauto, da Renner.

CE/

Entre as ações sustentáveis da companhia, está o uso de algodão certificado -- que gera menor impacto para o solo e a água e promove a biodiversidade.

Divulgação/Apple/

Outro exemplo é a viscose certificada, produzida a partir da celulose e proveniente de florestas livres de desmatamento.

Renner/Divulgação

Além disso, investe em reciclagem e oferece pontos de coleta em suas lojas para o descarte de peças e outros produtos, assim como um brechó online para compras.

Renner/Divulgação

Em 2021, a Renner concluiu seu primeiro ciclo de compromissos públicos de sustentabilidade: atingiu o marco de 80% de peças de vestuário com menor impacto e 100% do consumo de energia das operações internas vindas de fontes renováveis

Lojas Renner/Divulgação

Em 2022, entrou em um segundo ciclo de metas até 2030, entre elas está bater o 10/10 de peças produzidas de forma mais sustentável.

Renner lança guia pioneiro de moda circular para incentivar práticas mais responsáveis no setor