11 de abril de 2024 às 10:26
Com um cenário cada vez mais crítico, a conta vai ser alta se o planeta quiser cumprir os objetivos climáticos e de desenvolvimento até 2030. Segundo a OCDE, será necessário um investimento anual de US$ 6,9 trilhões em infraestruturas sustentáveis a nível mundial.
"Investir em sistemas de infraestruturas resistentes às alterações climáticas é rentável, pode salvar vidas e apoiar o crescimento económico contínuo, reduzindo a vulnerabilidade aos choques climáticos atuais e futuros", aponta o organismo internacional.
O documento frisa que países em desenvolvimento estão mais expostos a catástrofes relacionadas com o clima, especialmente os países menos desenvolvidos (PMA) e os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID), entre 10 e 30 vezes mais do que os países da OCDE.
Para enfrentar os seus desafios, o relatório mostra a necessidade de novas formas de parcerias internacionais e de uma maior mobilização de recursos por parte dos bancos de desenvolvimento.
Mas os investimentos necessários são significativos. Desbloquear os investimentos privados exigirá o planeamento de projetos a longo prazo, a redução das barreiras regulamentares, mecanismos eficazes de partilha de riscos.