11 de novembro de 2024 às 17:44
O Brasil irá sediar pela primeira vez o maior evento de combate à crise climática do mundo em 2025, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), bem no coração da Amazônia.
E a cidade anfitriã já se prepara: a menos de um ano para a Cúpula, Belém do Pará recebeu cerca de R$ 4,7 bilhões de investimentos do governo federal -- entre recursos do Orçamento Geral da União, do BNDES e de Itaipu.
O valor será destinado a uma série de obras que visam atender à demanda crescente por transporte, alojamento, infraestrutura e espaços adequados para a realização da COP no próximo ano, de 10 a 21 de novembro, quando a cidade deve ser o destino de mais de 60 mil pessoas.
"Um evento como esse aumenta a visibilidade da cidade para o mundo, movimentando o turismo, que já dobrou somente no primeiro semestre de 2024 e gera emprego, renda e muda a vida das pessoas", destacou em nota o secretário extraordinário da COP30, Valter Correia
Com a expectativa de ser uma edição muito voltada ao tema das florestas tropicais, o Brasil é detentor de 60% da Amazônia e desempenha um papel essencial na mitigação de gases estufa e equilíbrio do planeta.