ESG

Exame na COP29: Após críticas, delegação brasileira deve chegar com meta revista

Lia Rizzo

11 de novembro de 2024 às 17:35

Ricardo Stuckert/Divulgação

Liderada por Geraldo Alckmin, a delegação brasileira chega a Baku na noite desta segunda-feira, 11, para participar da COP29.

null/

Além do vice-presidente, fazem parte da delegação Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, Renan Filho, dos Transportes, Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário, Sonia Guajajara, dos Povos Indígenas, e Maria Laura Rocha, secretária-geral do Itamaraty.

PABLO PORCIUNCULA/AFP /Getty Images

A programação da delegação, que contempla majoritariamente agendas protocolares, será curta. O retorno ao Brasil é previsto para a tarde de quinta-feira, 14, já que boa parte dos ministros deve marcar presença em seguida na Cúpula de Líderes do G20, que acontece entre 18 e 20/11.

Na noite de sexta-feira, 8, o governo divulgou por meio de nota, a prévia da nova meta climática que constará na Contribuição Nacionalmente Determinada (NCD): reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa entre 59% e 67% até 2035, comparado aos níveis de 2005.

/AFP Photo

Embora a comunicação oficial tenha classificado a atualização da meta como "ambiciosa", especialistas e organizações socioambientais criticaram o documento em função dos dados conservadores e a falta de detalhes.

Leia mais: