ESG

Elie Horn lança think tank para estimular doações e a cultura de fazer o bem no Brasil

Lucas Amorim

9 de outubro de 2024 às 10:48

"O bem é o que melhora a humanidade, e isso não tem fim". A definição simples e precisa de Elie Horn, o fundador da incorporadora Cyrela, encapsula o sentimento que planeja espalhar com sua nova empreitada.

Manusapon Kasosod/Getty Images

Nesta terça-feira ele reuniu empresários e nomes de influência no Brasil para lançar a Think Tank do Bem, um movimento que visa estimular a cultura de doação e de fazer o bem dentro da sociedade.

Germano Luders/Exame

Horn é conhecido como uma referência no mercado de construção, mas também por ser signatário do The Giving Pledge, movimento criado por Warren Buffett e Bill Gates para incentivar bilionários a doar ao menos metade de suas fortunas.

A inquietação do empresário brasileiro é que, ao contrário do que esperava, não conseguiu fazer com que este passo tivesse um movimento de arrasto na sociedade. Com a Think Tank do Bem, sua ideia é finalmente iniciar esta onda.

Endeavor/Denis Ribeiro/

"A nossa missão nessa terra é fundamental, e esse grupo se reúne para fazer o bem. Para reunir ideias que ajudem a sociedade a melhorar", disse no lançamento do projeto, na capital paulista.

Getty Images/Divulgação

O novo projeto, destaca o empresário, não tem recursos financeiros envolvidos, mas reúne tempo e dedicação de um grupo de 26 expoentes na sociedade. E que deve crescer com o tempo. "Nosso exemplo vai valer muito", disse.

No Brasil menos de 0,2% do PIB vai para doações -- a última projeção é de 0,13%, do Instituto para o Desenvolvimento Social. Nos Estados Unidos, o percentual chega a 2%, impulsionado por um estímulo a doações de heranças.

Leia mais: