ESG

COP16: aliança latino-americana quer acelerar a transição energética na região

Letícia Ozório

5 de novembro de 2024 às 17:46

WLADIMIR BULGAR/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images

Acaba de ser lançada a Aliança Potência Energética, uma união de organizações que buscam estimular a transição para fontes de energia limpa na América Latina, com foco no Chile, Brasil e Colômbia.

John W Banagan/Getty Images

Para alcançar os objetivos a que se propõe, o grupo buscará unir governos, entidades, cientistas, educadores e empresas no compromisso pelo fim do uso dos recursos fósseis e o desenvolvimento sustentável e equitativo da região.

YASUYOSHI CHIBA/Getty Images

A América Latina tem um grande potencial entre as energias limpas, se posicionando como líder da transição. As fontes solar e eólica já representam uma parcela significativa da matriz energética na região, além de ser um tema central nos governos locais.

Integram o projeto empresas e instituições como Periodistas por el Planeta, Artyc Studio, Transforma, Movilizatorio, Fundo Emerger e ClimaInfo.

null/

Ao longo da Conferência vem ganhando mais força o debate sobre as formas de financiamento e aceleração da transição. As zonas azul e verde, onde ocorrem as discussões e sessões, tem sido alvo de constantes protestos de ativistas, grupos minorizados e ONGs.

Leia mais: