ESG

COP29 começa em Baku, no Azerbaijão: EXAME mostra in loco o que está em jogo

Sofia Schuck

11 de novembro de 2024 às 17:49

Kiara Worth, UN Climate Change/

Tensões geopolíticas, guerras e insegurança energética, eleições americanas e um país-sede favorável a indústria de combustíveis fósseis marcam a 29ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP29) deste ano, em Baku, no Azerbaijão.

Kiara Worth, UN Climate Change/

E o cenário controverso desperta um sentimento geral de uma "COP esvaziada" e que talvez não avance com a ambição necessária para o tamanho do desafio da crise climática.

O mesmo tom de "desesperança" aumentou com a vitória de Donald Trump nas vésperas do principal evento de clima do mundo, se somando ao fato do atual presidente Joe Biden ter sinalizado não participar das discussões.

Leandro Fonseca/Exame

A COP do clima é o espaço para negociações e ações de combate à mudança climática e reúne anualmente desde 1995 os mais de 190 países membros da ONU, trazendo como norte um tema central. Em sua 29º edição, acontece de 11 a 22 de novembro.

Ricardo Assumpção, sócio líder de sustentabilidade e CSO LATAM da EY, disse em entrevista à EXAME que esta COP tem uma posição delicada, pois faz parte de uma combinação das três COPs. Segundo o especialista, a expectativa é que ela seja 30% menor do que a de Dubai.

Paulo Pinto/Agência Brasil

Além disso, ele destaca um "momento bem crítico" nesta que antecede a do Brasil, por ser a primeira a romper o limite de 1,5º do Acordo de Paris e após uma série de recordes nas emissões globais.

Leia mais: