10 de maio de 2024 às 13:48
O que era uma característica atraente, se tornou um problema ambiental e foi parar na prancheta de um time de pesquisadores de uma empresa americana.
Os PFAS (substâncias per e polifluoroalquil), usados na impermeabilização de jaquetas da marca Patagonia, da Califórnia, conhecida no segmento de moda esportiva outdoor, se acumulam com o tempo na água, no ar e no solo.
Na Patagonia, o projeto para abandonar os compostos contaminantes até 2025 começou a ser desenvolvido há cinco anos e mirou o processo de produção da jaqueta impermeável Torrentshell.
Além de serem aplicados nos tecidos, os PFAS são usados em zíperes e fios. Os PFAS são uma classe de, aproximadamente, 14 mil produtos químicos utilizados para tornar uma série de itens antiaderentes, impermeáveis e resistentes a manchas.
Seu uso é disseminado em diferentes indústrias. Por exemplo, em tapetes resistentes a manchas, panelas antiaderentes, fio dental, alguns tipos de cosméticos e embalagens de alimentos à prova de gordura.
Os PFAS têm sido associados a uma série de problemas de saúde, como danos ao fígado e ao sistema imunológico, além de alguns tipos de câncer. Os compostos foram identificados em diferentes níveis na água potável em todo o território dos EUA.