ESG

Ambipar se torna a primeira empresa privada a ter ações verdes da B3

Sofia Schuck

3 de outubro de 2024 às 11:40

null/

Visando reconhecer companhias que contribuem para uma economia de baixo carbono, a Bolsa de Valores do Brasil (B3) concedeu o selo verde para as ações da Ambipar -- multinacional brasileira de soluções ambientais, também listada na bolsa de Nova York.

Ambipar/Divulgação

A certificação, concedida pela Standard & Poor’s, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, torna a Ambipar a primeira empresa privada da América Latina a ter ações verdes listadas na bolsa.

null/

No Brasil, a companhia de saneamento paulista Sabesp foi pioneira e a terceira do mundo a obter o selo, quando ainda era estatal.

Ambipar/Divulgação

"Queremos sinalizar para o mercado que, ao procurar investir em uma empresa alinhada com o enfrentamento das crises urgentes, o investidor pode contar com a Ambipar. Estamos entregando resultados consistentes", disse Rafael Tello, vice-presidente de Sustentabilidade da Ambipar.

Lead Energy/Divulgação

Baseado nos princípios do "green equity principles" da Federação Internacional das Bolsas de Valores, o selo fortalece a reputação das organizações que integram a sustentabilidade em seus negócios e atrai mais investidores conscientes.

Germano Lüders/Exame

Atualmente, das 540.221 ações listadas nas principais bolsas globais, apenas 0,02% possuem essa certificação.

Getty Images/Getty Images

Para conquistar o selo verde, as empresas precisam atender a critérios rigorosos, como ter pelo menos 50% da receita bruta anual proveniente de atividades sustentáveis.

visootu2/envato/

Outro requisito é que menos de 5% da receita bruta seja originada de combustíveis fósseis -- um dos principais vilões do aquecimento global.

Patricia Monteiro/Bloomberg via/Getty Images

Lançado em maio deste ano, o selo de 'ação verde' se soma a outros produtos ESG da bolsa brasileira, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), Índice Carbono Eficiente (ICO2 B3), títulos temáticos ESG e o Crédito de Descarbonização (CBIO).

Ambipar se torna a primeira empresa privada a ter ações verdes da B3