ESG

Ambipar e ANCAT firmam parceria para aumentar produtividade e dignidade nas cooperativas

Letícia Ozório

2 de setembro de 2024 às 10:03

/Getty Images

Proporcionar melhores condições de trabalho e maior estrutura para as cooperativas de reciclagem: esse é o objetivo do Projeto Circular, parceria estratégica entre a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) e da Ambipar, companhia de soluções

null/

O programa consistente em profissionalizar o processo de tratamento dos resíduos a partir da melhoria nas operações das cooperativas.

AFP/

A parceria entre as organizações vai proporcionar a formalização dos catadores cooperados, além de propor melhores condições nos equipamentos para separação e manuseio de materiais.

null/

Uma das etapas essenciais para mudar o cenário de desumanização que os catadores de materiais recicláveis vivem hoje é troca das carroças por triciclos elétricos (foto abaixo), movidos á energia limpa.

Foto/Thinkstock

O Projeto Circular também busca toda estruturar a rotina de trabalho para aumentar os ganhos na produção, mapeando as necessidades de cada cooperativa que integram o ecossistema da ANCAT .

Para Roberto Rocha, presidente da ANCAT, a cadeia da reciclagem ganha em humanização, renda e visibilidade após a parceria: “O projeto tem um impacto social imenso, vindo para fortalecer o elo com o nosso ecossistema e trazer os catadores como protagonistas essenciais"

Leia mais: