ESG

Amazon expande entregas com veículos elétricos no Brasil em parceria com a To Do Green

Sofia Schuck

23 de agosto de 2024 às 16:49

Por meio de uma parceria com a startup de logística To Do Green, a gigante varejista tem hoje 16 das suas 90 estações no país operando com motos e vans movidas à eletricidade em vez de combustão.

Amazon /Divulgação

O projeto piloto começou em 2022 em Sorocaba (SP). Com o sucesso da iniciativa, as estações verdes dobraram neste ano e passaram a contemplar 70 cidades do interior de São Paulo, como Taubaté, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto, e outras.

Até o final de agosto, uma nova parceria com a Raizen irá garantir que todos os locais de recarga dos veículos sejam de fato provenientes de fontes totalmente limpas – como a eólica, hidrelétrica e solar.

Amazon /Divulgação

“O sonho é ter uma entrega com 100% de veículos elétricos e zero emissões”, contou Saori Yano, responsável pela sustentabilidade das operações da Amazon no Brasil, à EXAME.

Embora ainda não haja um prazo estipulado para se alcançar toda eletrificação da frota, os planos para os próximos três anos estão sendo discutidos, e incluem influenciar o mercado.

Amazon /Divulgação

A ideia é contemplar mais estações, e se continuar nesse ritmo acelerado, realizar o sonho de ter 100% dos veículos elétricos até 2040.

No Varejo, a vertical que mais contribui para a pegada de carbono da Amazon é o transporte, seguido das embalagens dos produtos e as matrizes dos escritórios -- que já conquistaram o marco de serem abastecidos totalmente com energia limpa.

Leandro Fonseca/Exame

Entre outras ações sustentáveis da marca, está o uso da inteligência artificial, seja para ajudar a definir rotas de entrega para que ela seja mais curta e inteligente ou dar sugestões de pacotes e insights para o desenvolvimento de novas soluções.

Amazon expande entregas com veículos elétricos no Brasil em parceria com a To Do Green